Sendo a preguiça a mãe de todos os vícios não deixe cair por terra as lidas domésticas e, consequentemente, abalar a sanidade mental. Tolere, portanto, implementar alguns hábitos simples na sua rotina.

Antes de mais, gostaria de desmistificar a confusão que muitas pessoas fazem entre organizar, arrumar e limpar. Obviamente que existem diferenças significativas. Considere os exemplos:

1. "Ontem, enquanto a Ana dobrava as toalhas lavadas e as colocava no armário, o telemóvel tocou.";
2. "Ontem, enquanto a Ana colocava as toalhas lavadas no armário, o telemóvel tocou.";
3. "Ontem, enquanto a Ana dobrava as toalhas, o telemóvel tocou.".

Repare que no primeiro exemplo a rapariga organizou, arrumou e, outrora, lavou as toalhas. No segundo apenas as lavou e arrumou. Já no último somente as organizou. Deste modo, é possível transformar esses actos nas seguintes equações:

Arrumar = colocar dentro do armário, na gaveta, na estante, etc.;
Organizar = dobrar e/ou dispor por cores, tamanhos, etc.;
Limpar = desobstruir/remover de uma superfície ou área.

Esclarecida a diferença entre os 3 princípios da simplificação, debruço-me agora no tema principal deste post.

Se é daquelas pessoas que se aborrece por limpar o pó, varrer ou aspirar, não desespere. Apesar de haver quem o faça todos os dias, existem pequenos gestos para deixar o seu lar minimamente apresentável. Antes de sair para o trabalho disponha de alguns minutos para o prodígio e estabeleça os objectivos em função das divisões da casa.

Assim que se levantar, puxe os lençóis para trás e deixe-os arejar. Se estiver bom tempo abra a janela.

Depois disso, o mais certo é tomar o pequeno-almoço. Como vai sujar pouca loiça aproveite logo para lavá-la. Pode fazer o mesmo enquanto confecciona outras refeições e deixa a comida ao lume, assim evita que acumule.

De volta ao quarto para se vestir, termine o que ficou pendente - a cama.

A terminar, é provável que passe pela casa de banho para lavar a cara, os dentes e pentear-se. Nesta área o esforço é praticamente nulo. Basta apenas que passe água à volta da pia para escoar os cabelos e os restos de dentífrico. Evite sujar a torneira na hora de bochechar a boca e prefira um copo. No entanto, se tem por hábito tomar banho de manhã, não descure a passagem ligeira com o chuveiro pela banheira para retirar o excesso de espuma e sujidade.

Se possui um sofá com almofadas e/ou manta 'protectora' ajeite-as.

Tudo isto não ultrapassa os 10 minutos. No fim verá que a sua casa parece limpa, arrumada e organizada. À noite, quando o cansaço se manifestar, poderá respirar de tranquilidade. Se o fizer todos os dias, ao fim de algum tempo a obrigação transformar-se-á em satisfação.

Enviar um comentário

Inspira-te