Que seja sempre assim, todas as manhãs. Se ontem adormecia a pensar no pequeno-almoço, hoje acordo com ele (não fosse eu levá-lo à cama). De cores e sabores subtis. É assim que o descrevo e foi assim que, igualmente, o preparei. Diziam-me há pouco: "Açaí, adoro!" Podia ser, mas não foi.

Ainda que as últimas semanas tenham sido cansativas sobrou-me algum tempinho para fazer aquilo que considero ser uma terapia. E, como é do teu conhecimento (ou devia ser) tenho andado a testar novas receitas e esta é uma delas. Introduzi-la no lanche passa por reinventá-la e esse é o desafio que deixo a quem quiser experimentar.

Para esta compilação maravilhosa usei iogurte natural (fiz na Bimby ), granola caseira, morangos biológicos e sementes de sésamo. Claro que se gostas de cozinhar a primeira questão que surge é: "Granola caseira?! Como é que ele fez?"

A receita é bem simples e econômica. Comprei cajus - 50 gr, arandos desidratados - 50 gr, miolo de amêndoa - 50 gr, sultanas - 50 gr (porque sou guloso) e 350 gr de aveia biológica. Os frutos secos piquei-os, não muito (até usei a faca), depois misturei com os flocos de aveia e adicionei 3 colheres de sopa de mel bem cheias e outra de óleo de côco. Envolvi tudo muito bem com uma espátula (rapa-tachos) e espalhei sobre papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno (pré-aquecido) a 160º durante 15 minutos. A meio do tempo mexi tudo, novamente, para tostar melhor. Depois do cronómetro disparar deixei a granola arrefecer e guardei-a num frasco de vidro. Está sempre crocante.

Quanto ao iogurte, a receita está no ABC da Bimby, aqui (não uso o iogurte em pó).

Para já, tomem nota desta "Vitamina". Eu vou ali deliciar-me até ao próximo post.


Enviar um comentário

Inspira-te