Com o passar dos anos a tecnologia moderna conseguiu dominar a nossa rotina e, sem que déssemos conta, tornámo-nos sedentários. Apesar de nítida a quantidade de vantagens e de facilidades com que nos foi conquistando, é igualmente reconhecida a perda de alguns costumes, nomeadamente a leitura.

Caracterizada pela capacidade de interpretar e compreender é através dela que desenvolvemos as nossas aptidões linguísticas (vocabulário), textuais (conceitos) e pessoais (conhecimento inato e o raciocínio). Para satisfazer este processo interactivo é necessário que estejamos comprometidos com a leitura. É muito comum pronunciar como desculpa "não tenho paciência" quando a realidade se justifica pela falta de hábito. Considero que, contrariando esta tendência, muitas das dúvidas ortográficas teriam resposta ou simplesmente não existiriam. No entanto o novo acordo ortográfico deixa um pouco a desejar nesse aspecto.

Outro efeito interessante no processo da leitura refere-se ao estímulo mental, pois é o leitor que constrói as mais variadas imagens do que interpreta. Assim, existem factores que influenciam a criação desse vínculo como escolher o que ler e onde ler. Poderia até opinar acerca dos métodos utilizados pelo ensino na disciplina de Língua Portuguesa/Português, mas isso daria pano para mangas. 

Para concluir devo admitir que eu próprio revi e incluí na minha rotina esta actividade que faz de nós cidadãos amplamente informados e críticos.


Aproveito para lembrar que até dia 25 de Abril a Fnac apresenta descontos na Festa do Livro. Saiba mais neste link.

Enviar um comentário

Inspira-te