Para os seguidores mais atentos o facto de que tenho um Bonsai não deve ser novidade. Já ouvi muitos comentários de pessoas próximas dizer que é difícil cuidar dele e que por isso, apesar de gostarem, não compram. Também não comprei o meu, mas posso dizer que, até hoje, continua a ser um dos presentes mais estimado.

Li muita matéria sobre o assunto e vi alguns vídeos. No final deu para perceber que não é nada de outro mundo e que não são precisas "mil horas" de dedicação para manter estas árvores miniatura. Bastam 5 minutos por dia. Para mim funciona assim:

1.  Com a ponta do dedo pressiono ligeiramente a terra para verificar a húmidade. Se estiver pouco molhada rego-a normalmente, como se de outra planta se tratasse. Quando está totalmente seca, deixo o vaso com a terra submersos em água durante 5 minutos;

2. Nesta altura do ano, geralmente rego-o de 2 em 2 dias. No Inverno, um vez por semana chega a ser suficiente;

3. A poda faço-a uma vez por semana ou de 15 em 15 dias com uma tesoura das ditas normais. A intenção é retirar as folhas velhas e as astes que alteram a forma (arredondada) da copa do Bonsai. No início da Primavera fui um pouco mais radical e deixei-o mais "despido", mas atenção, não tem mal, antes pelo contrário. É aconselhável que o faça de vez em quando para surgirem novos rebentos e para que a luz chegue mais facilmente a todas as áreas.

É provável que daqui a uns 2 anos tenha de mudar de vaso e adubar a terra, mas para já não é uma preocupação. O meu já faz 6 meses cá em casa...


Bom Domingo!

Enviar um comentário

Inspira-te