Certamente, já aconteceu ir ao supermercado, chegar a casa e arrumar no congelador uma embalagem que até hoje o abafa. Não é de todo condenável, tendo em conta que se torna um hábito em muitas famílias, traduzindo assim uma compra pouco selectiva e pouco variada.

Se pretende contrariar esta tendência comece por criar uma ementa. Pode ser semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da sua rotina. Geralmente inclui-se as refeições principais, almoço e jantar, mas isto não quer dizer que sejam as mais importantes. Lembre-se que o pequeno-almoço é a primeira refeição depois de muitas horas em jejum (abordarei este assunto num próximo post).

Tenha principal atenção aos alimentos que vai incluir nas refeições. Só terá a ganhar se conseguir um prato variado e saudável. Para facilitar essa tarefa, comece por criar uma lista com as receitas que mais gosta - sopas, peixes e carnes. Depois, tente intercala-las nos dias da semana.

Com as refeições principais organizadas, tolere incluir os lanches e a ceia. Opte por alimentos mais ligeiros, como fruta , bolachas, pão, iogurtes ou leite. Se tiver oportunidade de preparar um sumo natural, óptimo.

Para completar todo este processo só falta criar a lista de compras. Divida os produtos por categorias: mercearia, frutas/legumes, carne, peixe, padaria, charcutaria, congelados, enlatados, bebidas, pessoal e limpeza. Isto facilitará na hora de ir às compras e no inventário.

Pois é, o inventário... é para isso que também serve a ementa. Observe nos armários, frigorifico e congelador, quais são os artigos que estão em falta para confeccionar as refeições. Deste modo irá garantir que compra o indispensável e que a sua alimentação será o mais variada e saudável possível.

Em síntese, ficam as vantagens de criar uma ementa:

1. Comprar o indispensável, logo poupar dinheiro;
2. Permite organizar a lista de compras;
3. Permite conseguir uma alimentação variada e saudável.

Enviar um comentário

Inspira-te