Interromper o jejum de forma saudável e equilibrada não é, de todo, uma noção generalizada. Se pensa que terá um dia igualmente produtivo com ou sem pequeno-almoço, desengane-se.

É um facto que muitas vezes a falta de tempo ou de apetite são pretextos para saltar esta refeição. Contudo não é a atitude adequada para quem pretende perder peso, pois, ao fazê-lo está a contribuir para a poupança energética e a diminuir o metabolismo - responsável pelo consumo de calorias desde a mastigação até à absorção dos nutrientes.

Encarregue de fornecer as primeiras substâncias essenciais ao bom funcionamento das células cerebrais, o pequeno-almoço influencia também o equilíbrio alimentar ao longo do dia evitando, assim, que se sinta atraído por alimentos mais calóricos e que coma, consequentemente, mais. Além disso ajuda a prevenir a obesidade e diabetes.

As porções desempenham também um papel fundamental no rendimento, quer escolar quer profissional. Deste modo, procure ingerir carboidratos, cálcio e fruta, combinando entre eles as seguintes sugestões:

- 1 taça de leite com cereais + 1 peça de fruta;
- 1 copo de leite + bolachas integrais + 1 peça de fruta;
- 1 iogurte + tostas com compota;
- 1 taça de iogurte com pedaços de fruta e cereais integrais;
- 1 sandes de queijo + salada de fruta;
- 1 tosta de ovo mexido + 1 copo de sumo.

Com um iogurte, uma peça de fruta e um pouco de cereais integrais poderá, ainda, incluir todo o pequeno-almoço numa única alternativa - o batido. Basta conciliar tudo a seu gosto e vender a preguiça a esta pequena grande refeição.

Enviar um comentário

Inspira-te