Com o fim dos dias escuros e frios aproveite para renovar energias, as suas e as da casa. A limpeza e a arrumação entre quatro paredes dizem muito acerca do nosso estado de espírito.

Antes de arregaçar as mangas crie uma lista com os "a fazeres" em todos os espaços, assim garante que não se esquece de nada. Depois, prepare o kit (detergentes, panos, esfregões, aspirador, esfregona...), abra as janelas e meta mãos à obra.

Comece por lavar tapetes e cortinados. A seguir, destralhe alguns armários, certamente haverá objectos que já não vai usar como quispos, botas, lençóis de flanela, mantas, entre outros, e arrume correctamente o que pretende manter. Enquanto isso aplique detergente multi-superfícies e passe com um pano.

Na cozinha, para além da limpeza do fogão, pequenos electrodomésticos, lava loiça, bancadas e móveis, terá como extra o exaustor. Ao longo do ano retém imensas gorduras, por isso, se for constituído por filtros substitua-os.

Verifique na dispensa os prazos das embalagens e disponha as mesmas em caixas etiquetadas.
Por ser um dos locais com mais bactérias a casa de banho requer cuidados redobrados. Invista na desinfecção das louças sanitárias, azulejos e torneiras.

Quanto aos quartos, aproveite para fazer uma boa limpeza ao colchão. Aspire-o e deixe-o a arejar por algumas horas (pode aplicar a mesma técnica aos sofá da sala). Lave cobertores e almofadas a uma temperatura de 60º, assim previne os ácaros com maior facilidade.

Termine com a lavagem das janelas, vidros e chão de toda a casa.

Pode ainda colocar plantas em algumas divisões. Além de decorarem eliminam também maus odores.
Basicamente, as limpezas de Primavera consistem em fazer aquilo que não se faz numa limpeza regular.

Enviar um comentário

Inspira-te