Um dos métodos para poupar tempo e focar-se nas suas prioridades baseia-se em dizer "não".

É um facto que a maioria das pessoas foi educada para ser simpática e que, portanto, tente agradar aos outros. No entanto às vezes não resulta. Se tiver de recusar algum pedido do seu chefe, faça-o. Caso contrário sentir-se-á ansioso, deprimido e ressentido. Por vezes é provável que respeitem mais a necessidade de terminar o seu trabalho.

Um dos recursos para determinar o que deve ou não aceitar, foca-se, mais uma vez, nas prioridades que definiu para a sua vida. Evite o que não é essencial nem produtivo.

Dizer "não, proporciona-lhe liberdade para se concentrar no que é realmente importante. Pode, contudo, "desviar-se" disso ocasionalmente se achar que existem algumas vantagens em aceitar determinada proposta. Dar e receber é essencial.

Quando recusar alguma coisa, deve iniciar a frase com a palavra "não". Assim conseguirá mostrar-se firme e determinado. Se tiver dificuldade em fazê-lo, treine em frente ao espelho o tom e a postura e tente sorrir ligeiramente. Isso revelará alguma consideração pela pessoa com quem fala.

Quanto às justificações estas devem ser reais. Lidar com desculpas causa sempre algum nervosismo e desconforto que podem facilmente ser identificados. Se não quer fazer algo por preguiça seja honesto e admita.

Se tiver de recusar algum convite, não se esqueça de agradecer. Deixe claro que apreciou a oferta e sugira até outras alternativas.

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