Criar um registo de actividades não é fácil para todos, muito menos quando as alternativas são reduzidas.

Depois de já ter experimentado alguns métodos ao longo destes últimos anos, cheguei à conclusão que os formatos fixos não são a melhor opção. Além disso apresentam falhas que se alteram de acordo com as necessidades de cada pessoa. Assim, considerei oportuno criar o meu próprio sistema de anotações.

Antes de mais, tenho a salientar as vantagens dos suportes em papel: autonomia, acesso imediato, liberdade de expressão gráfica (texto e imagens) e facilidade em folhear. Quanto aos tamanhos, variam consoante a portabilidade e quantidade de informação. Geralmente os mais convencionais são o A4 e A5.

Para o meu notebook, optei pelo segundo formato. No programa Illustrator, da Adobe, desenhei uma capa, um calendário anual, uma secção para eventos futuros e outra para os registos diários. Incluí espaço para a data - date, notas - notes, tarefas importantes - important tasks, outras tarefas - other tasks, compromissos - commitments e ainda espaço para as despesas - expenditure. Acrescentei, no rodapé, a legenda respectiva ao estado de cada actividade.

Como às vezes é necessário desenhar, deixei as costas de cada página em branco.

Para poupar papel e dinheiro nas impressões, coloquei duas páginas A5 numa folha A4. Depois só falta cortar e encadernar.

Assim que o tiver pronto, publico as fotos e disponibilizo os ficheiros para download.

Enviar um comentário

Inspira-te