Sendo hoje Quinta-feira e, como prometido, segue o resumo do segundo capítulo - "Quanto tempo tem?", do guia "Gestão do Tempo".

Para reorganizar o seu tempo é necessário saber exactamente como o utiliza. Por outras palavras, aquilo que faz com ele no dia-a-dia. Uma noção exacta disso depende de um registo horário, desde que se levanta, até que se deita.

Anote as horas de início de cada tarefa, ou, se preferir, a duração de cada uma. Inclua as actividades mais supérfluas. Pode ainda, identificar o tempo que lhe sobra no fim de cada semana. Qualquer indicação será útil.

Sabendo que a rotina é composta por compromissos vitais, o que tem de fazer, e compromissos opcionais, o que quer fazer, procure o equilíbrio entre ambos. Constatará que são mais as opções do que as obrigações. Assim, elimine, reduza, altere ou reorganize-as.

Pode tomar decisões de acordo com a seguinte matriz:

Importante e Urgente = Trate do assunto já;
Importante e Não urgente = Marque para mais tarde;
Não importante e Urgente = Delegue-o ou faça-o mais tarde,
Não importante e Não urgente = Não faça.

Quanto às actividades extra-laborais não seja tão radical nos cortes. Lembre-se que o lazer é importante para relaxar e descansar.

Planeie os seus dias com antecedência e agrupe trabalhos semelhantes para evitar desperdícios de tempo. Pode começar por deixar a mesa do pequeno-almoço pronta no dia anterior, assim como a roupa e os documentos, por exemplo. Seja gradual no processo.

Enviar um comentário

Inspira-te