Para quem não conhece, o acto de adiar designa-se de "procrastinação". É um facto que todos nós, irremediavelmente, já adiámos compromissos pelas mais diversas razões: falta de tempo, preguiça, desinteresse, entre outras. Consequentemente o trabalho acumula-se, fica por fazer e, mais cedo ou mais tarde, acabará por preocupá-lo. A única maneira de lidar com este tipo de situações foca-se no "fazer agora".

Como estratégia, deve avaliar e decidir o que tem realmente de ser feito - prioridades. Depois, pode dividir as que implicam maior esforço e tempo em actividades mais pequenas. Assim, sentir-se-á mais confortável quando as encarar.

Por uma questão de auto-obrigação, estabeleça prazos. Ainda assim, se a tarefa parecer demasiado "assustadora" comprometa-se com uma recompensa. Por exemplo, se acabar mais cedo que o previsto a organização dos seus documentos, terá tempo para consultar a edição on-line do jornal X ou até preparar um bolo de microondas (tema que abordarei em breve).

Tente evitar interrupções ou distracções. Se tem a tendência de alterar constantemente a música que ouve enquanto limpa a casa, está a desperdiçar tempo. No dia anterior grave num CD as faixas que mais gosta, ou simplesmente sintonize uma estação de rádio que o agrade. Prepare tudo com antecedência.

Não fazer algo com medo de falhar é outra paranóia. Tente apenas executar as tarefas de forma correcta na primeira oportunidade. Encare os desafios e entregue-se a eles dando o seu melhor. Deve esperar um resultado suficientemente bom, não perfeito.

Para concluir, deve ainda pensar no tempo dos "imprevistos". Muitas das vezes, os compromissos têm de ser adiados por atrasos nos transportes públicos, por engarrafamentos, por desorientação no percurso, etc.

Ignore a preguiça e optimize os seus dias.

Enviar um comentário

Inspira-te