A adivinhar a chegada do Verão, pelo clima que se tem feito sentir, venho advertir para alguns cuidados a ter, nomeadamente com pele.

Ainda que pouco enraizados na nossa cultura, os hábitos de saúde para com a superfície cutânea, são muitas vezes confundidos com os estéticos. Nesta estação as pessoas encontram-se mais expostas aos raios ultra violetas e, sem consciência disso, usam e abusam do sol. Daí o aumento significativo das doenças da pele na última década.

Todos os anos ouve dizer, constantemente, que os grupos de maior risco são as crianças e idosos, principalmente os de pigmentação clara, olhos claros e sardas. Assim, torna-se extremamente conveniente o uso de protector UV. É aconselhável que inicie a exposição solar, com um índice mínimo de protecção superior a 30. Depois disso pode diminui-lo gradualmente, mas nunca abaixo dos 15.

No entanto, existem outros cuidados a que deve prestar atenção:

Exfoliação
Devido à criação de células mortas, deve exfoliar a pele uma a duas vezes por semana. Além de a deixar mais limpa e firme proporciona também um bronzeado uniforme. Se é adepto de tratamentos caseiros, para o corpo pode usar sal grosso e azeite, enquanto que para o rosto pode optar entre o mel e o azeite misturado com açúcar.

Depilação
São muitas as técnicas recorrentes para a eliminação de pêlos. Contudo, lembre-se que depois disso a sensibilidade da pele aumenta, pelo que deve evitar longos períodos de exposição solar. Ao inverter o comportamento a situação é semelhante.

Autobronzeadores
Actualmente os produtos de autobronzeamento apresentam-se bem mais eficazes do que há alguns anos. Revelam-se um boa opção para quem pretende exibir algum bronzeado, até no Inverno, e não frequenta a praia ou piscina.

Hidratação
Sendo uma parte do corpo que absorve bastantes partículas poluentes, o rosto necessita de especial atenção. De manhã, lave-o com sabonete, passe um tónico e aplique protector solar facial. À noite, repita o processo mas substitua o protector por um hidratante, pois ajuda a regenerar a pele. Não descarte o tronco e membros, principalmente no Verão, e prefira um after-sun.

Agora que conhece as dicas para receber o sol, já não tem desculpa para ficar em casa. Aproveite a estação que se avizinha da melhor maneira.

Enviar um comentário

Inspira-te