Em contagem decrescente para o regresso às aulas, é altura de promover novas práticas que visem melhorar o rendimento escolar.

Está mais que provado que são esses hábitos os responsáveis pelo sucesso escolar. Pode pensar que isso depende muito dos professores, mas, na realidade, os pais desempenham um papel fundamental.

Para educadores e educandos, seguem algumas dicas importantes.

1. Antes dos compromissos, os estudos devem ser a prioridade. Não caia na tentação se ceder sem antes supervisionar os deveres.

2. Crie um plano de estudos de acordo com o horário e actividades extra-curriculares. Isto ajudará a gerir melhor o tempo e definirá prioridades.

3. Se adoptar um sistema de recompensas, conseguirá criar alguma motivação. Não ilude o se filho/a com grandes "presentes". Opte, por exemplo, pelo doce favorito ou por uma ida ao cinema onde estreia o filme que ele/a tanto queria.

4. Mantenha uma atitude positiva para que os obstáculos ou dificuldades sejam encarados como um desafio.

5. Pratique a concentração e avalie a atenção prestada a assuntos de maior importância.

6. Um bom espírito crítico favorece o desenvolvimento intelectual e rejeita a vergonha, que muitas vezes limita a participação nas aulas - critério de avaliação.

7. Ao tirar apontamentos reforça a memória acerca do que é abordado e evita distracções.

8. Uma boa noite de sono repõe energias essenciais para o começo de um novo dia.

9. Uma alimentação saudável garante um bom desempenho, quer físico quer psicológico. Não ignore o pequeno-almoço!

10. Procure ajuda sempre que necessário. Dependendo da situação, professores, familiares, amigos ou até psicólogos podem revelar-se um apoio considerável.

Enviar um comentário

Inspira-te