Hoje consegui, finalmente, actualizar todas as minhas tabelas. As mais importantes têm andado orientadas, mas as de consulta semanal ficaram esquecidas.
Para alguns pode parecer tarefa fácil, no que não deixo de concordar, agora conseguir gerir toda essa quantidade torna-se um pouco questionável. Dez! É este o número que me persegue, pelo menos, uma vez por mês.

1. Manutenção da Casa (Mensal)
Esta lista é actualizada no inicio de cada mês, onde planeio todas as limpezas semanais, quinzenais e mensais. Já falei dela aqui e até lhe dei um nome.

2. Planeamento (Mensal)
Com esta tabela consigo intercalar os horários laborais com as responsabilidades domésticas. Também já falei dela neste post.

3. Lista de Receitas (Mensal)
Para orientar melhor o almoço e o jantar, criei uma lista com receitas práticas e baratas, que distribuo pela ementa ao longo do mês. Está dividida em pratos de carne, de peixe, sopas, sobremesas e outros.

4. Ementa (Semanal)
Todas as semanas programo as refeições consoante o meu horário. Geralmente aproveito e cozinho sempre a mais para o dia seguinte.

5. Lista de Compras (Semanal)
É consoante os ingredientes das receitas, e não só, que elaboro a lista de compras para fazer semanalmente. Como vou quase sempre ao Pingo Doce, está organizada pela ordem dos corredores. Assim é mais fácil não saltar um produto ou outro e esquecer-me dele.

6. Orçamento (Semanal)
Dividido em dois semestres, é este labirinto de números que me orienta as finanças todos os dias. Nele projecto os valores com base nas despesas do mês anterior. Para uma noção real dos gastos face ao previsto, acompanho-o de um gráfico.

7. Gráfico Orçamental (Semanal)
Apêndice do Orçamento, é ele que me dá a ideia visual dos valores debitados na minha conta todas as semanas. Há que ter atenção quando os topos das barras de começam a aproximar.

8. Inventário (Semanal)
Sempre que possível, aos fins de semana registo nesta lista as quantidades de todos os alimentos que tenho em casa. Assim, consigo saber se vai faltar alguma coisa para as refeições que planeei.

9. To Do List (Diária)
Todos os dias programo nesta tabela o que devo fazer, comprar, pagar, contactar e cozinhar. Às vezes, ao invés disso, recorro à agenda. Depende da quantidade de encargos.

10. Despesas (Diária)
Para facilitar ao detalhe a consulta/actualização do orçamento, registo diariamente todos os movimentos, incluindo os valores que constam no MB e na carteira.

Assim que conseguir, irei criar e disponibilizar-vos todas estas tabelas. Só ainda não o fiz, porque o programa que uso (Numbers - para Mac) não é compatível com o Excel.

Se são fãs de tabelas, tanto como eu, espero ter-vos ajudado de alguma maneira.

Enviar um comentário

Inspira-te