Com o êxodo rural em decréscimo, são ainda muitas as famílias fiéis ao urbanismo. Na maior parte das vezes sem acesso a quintais ou até mesmo varandas, carecem da falta de alguns ingredientes frescos. Indo ao encontro dessa necessidade, revêem nas hortas domésticas a solução.

Tendo em conta os espaços reduzidos a plantação albergará, essencialmente, ervas aromáticas, como salsa, coentros, hortelã e oregãos. Se pretende acrescentar cebolinho e/ou alface, repense os recipientes a usar.

Aproveitar garrafas PET é uma boa opção, principalmente para quem não tem varanda, pois pode coloca-las no parapeito da janela. Além disso a sua carteira e o ambiente agradecem. Em situações inversas, prefira vasos fundos (mínimo 25 cm), compridos e com furos, de modo a facilitar a germinação e a drenagem.

A terra a utilizar deve conter nutrientes que facilitarão o desenvolvimento da espécie. Na composição inferior pode adicionar sobras de frutas, legumes, verduras, cascas de ovos, pó de café e saquinhos de chá.

Lembre-se de colocar a horta num lugar ao sol e de rega-la 3 vezes ao dia, pelo menos na primeira semana. Depois disso, faze-lo pelas manhãs é o suficiente.

No mês que se aproxima pode semear: alface e chicória; Plantar ou transplantar: alface, chicória e cebola.

Enviar um comentário

Inspira-te