Como escrevi aqui, alguns dos métodos existentes nem sempre se adaptam à nossa rotina da maneira que desejamos, e ter em conta algumas dicas das nossas mães é sempre uma ajuda. Assim, devo à minha progenitora a premissa que sustenta o Layer System: "Limpa-se sempre de cima para baixo!"

O Fly Lady divide a casa por zonas, eu decidi dividir a casa por tipo de intervenção. Deste modo consegui uma sequência lógica: limpar, lavar, mudar, organizar, ajeitar e preparar. Depois, criei 3 subcategorias: tarefas semanais, tarefas quinzenais e tarefas mensais. Isto irá garantir uma boa gestão da casa durante o decorrer de cada mês.

No início da semana retiro toda a decoração das superfícies horizontais e limpo ambas, incluindo sofás, candeeiros, rodapés e, claro, o chão. Não prescindindo, também, dos electrodomésticos de uso regular.

Depois lavo, naturalmente, tudo o que necessita de ser lavado, nomeadamente os sanitários. No chão passo a esfergona para eliminar manchas e outras marcas.

A meados da semana mudo a roupa da cama, toalhas e panos.

Mais tarde, organizo alguns móveis e alguma roupa. Os e-mail's e documentos soltos são também revistos.

Na véspera do fim de semana, aproveito para passar o espanador e um pano húmido no que já acumulou alguma poeira e sujidade. Não esquecendo, mais uma vez, o chão. A minha mãe chama a isto "limpeza à ligeira".

Durante o fim de semana preparo tudo o que é necessário para a semana seguinte, como ementas, listas de compras, orçamentos e outros encargos.

As tarefas quinzenais compreendem limpar, lavar e organizar tudo o que não é usado com tanta regularidade e que, portanto, não amontoam tanta sujidade e/ou tralha. É, segundo esta lógica, que se seguem as tarefas mensais, as que implicam ainda menos manutenção.

Como nota extra, tenho a salientar a lavagem da roupa, que não pode ser efectuada num dia em específico. Geralmente faço duas máquinas por semana, uma de roupa escura e outra de roupa branca. Depois, quanto ao engomar, opto pelo Sábado.

Fácil e acessível, é assim que caracterizo a minha técnica. Faço o que tenho a fazer, o mesmo tipo de intervenção de uma só vez. Assim ganho mais tempo todos os dias, diminuo o cansaço e consigo aproveitar melhor as folgas.

Fica abaixo a To DoList para o mês de Agosto.



Enviar um comentário

Inspira-te