Todos nós já protagonizámos vários estilos ao longo da nossa vida, principalmente na juventude. Uns radicais, outros góticos, outros "betinhos"... uma procura total da identidade.

Hoje em dia posso dizer que já ultrapassei essa fase. Não sou muito indeciso, mas gosto de ter a certeza das minha escolhas. A simplicidade e a tranquilidade definem-me, de alguma maneira. Venho por isso falar do Feng Shui. 

Conhecida como sendo uma técnica milenar chinesa, o seu conceito desdobra-se por muitos outros que lhe estão subjacentes. No entanto, vou focar o assunto no que respeita à harmonização dos ambientes.

Para que tudo tenha um sentido lógico, o Feng Shui apoia-se no Baguá para garantir o equilíbrio das energias. Devo admitir que, para muitas pessoas, falar disto pode parecer surreal, mas tendo em conta que não sou católico, prefiro, mais uma vez, ter a certeza do que a ciência consegue explicar. Serão então 8 os elementos responsáveis por essa interacção: Terra (Relacionamentos), Montanha (Espiritualidade), Água (Trabalho), Vento (Prosperidade), Trovão (Família), Fogo (Sucesso), Lago (Criatividade) e o Céu (Amigos). Obviamente que isto não surge por acaso. Segundo esta "arte", o campo magnético da terra e o ano em que a casa onde habitamos foi construída, exercem influência em toda a gestão das energias. Se quiserem perceber melhor como isso acontece dêem uma olhadela nesta imagem.

As cores, os materiais e as formas, serão outros componentes importantes para activar todas as áreas em questão. Passo então às dicas.

No Centro da Casa
Objectos de cerâmica;
Peças de formato quadrado ou rectangular;
Imagens de pessoas ou animais saudáveis;
Plantas em vasos, com terra - a responsável pela saúde, no geral.

Na Cozinha
Boa iluminação, se possível natural;
Fogão e utensílios sempre limpos;
Flores em vasos e frutas em fruteiras para elevar a energia vital;
Sinos de vento ou cristal entre o fogão e o frigorífico ou pia (caso estes se encontrem lado a lado) para evitar que a água apague o fogo - prosperidade.

No Quarto
Evitar a desarrumação;
Aspecto confortável e acolhedor para repor energias;
Cabeceiras robustas;
Espaço de circulação debaixo e à volta da cama - topo encostado à parede.

Na Casa de Banho
Tampos para baixo;
Portas fechadas;
Uma planta para estabilizar a energia.

Quintal ou Varanda
Limpo(a);
Com plantas frutíferas - Prosperidade.

Sei também que os espelhos são óptimos para o controlo das boas energias. Se possível em formato baguá, mas tenha cuidado ao colocá-los para que os habitantes não se vejam de cabeça cortada.

Depois existem outros elementos que podem ser adicionados aos espaços, os aromas. Mas disto acho que vou falar num post mais apropriado. 

No geral, o Feng Shui assume um visual clean em que as cores suaves são predominantes. Se gosta de brancos, amarelos, verdes ou marrons, óptimo. Agora se prefere vermelhos, laranjas, rosa ou azuis opte por aplicá-los em objectos de pequenas dimensões como almofadas, molduras, vasos, por exemplo.

Se muitos procuram em Deus a explicação para as diversas situações do dia-a-dia, eu comecei a procurar no Feng Shui essa mesma responsabilidade. Porque se alguma coisa não corre bem significa que algo não está bem, desde a secretária roxa no canto da sala à vela no banheiro. Eu sei, parece ridículo mas é assim que funciona. 

Espero que tenham gostado do mote sobre o assunto e que possa partilhar um pouco mais à medida que o for explorando.


Boa semana!

Enviar um comentário

Inspira-te